cardioEmotion e biofeedback cardiovascular

cardioEmotion

O Cardioemotion é um software brasileiro para treinamento de biofeedback cardiovascular.
Com o código 20123 você ganha 1h de supervisão comigo sobre como
utilizar o sistema para seu treinamento de coerência cardiovascular.
O biofeedback cardiovascular é uma técnica de retro-alimentação biológica que apresenta benefícios comprovados na regulação dos sistemas de equilíbrio do corpo, através de informações vindas do batimento cardíaco. Em 2010 eu postei aqui algumas informações sobre o biofeedback cardiovascular ou de variabilidade da frequência cardiaca (ou ainda chamado de doerência cardíaca). Você podem ler em:http://julyneuro.wordpress.com/2010/06/18/variabilidade-da-frequencia-cardiaca-e-biofeedback/
Vou comentar rapidamente o princípio do biofeedback cardiovascular: um sensor capta o batimento cardíaco e capta o intervalo entre cada batimento, chamado de intervalo R-R. A variabilidade é extraída (matematicamente) a partir de medidas desses intervalos. Essa informação é disponibilizada na tela praticamente em tempo real (o delay ou tempo entre o seu batimento e a apresentação do estímulo na tela) tem que ser mínimo, pois caso contrário o feedback não tem efeito). Ao visualizar essas resposta é possível aprender a modulá-la, ou melhor, a pessoa aprende a interagir com o estímulo da tela a partir de sua resposta fisiológica.
O treinamento com biofeedback cardiovascular é relativamente fácil e sofre grande influência do nosso padrão de respiração. Por isso o Cardioemotion tem mecanismo para ajudar a dar ritmo à respiração. Assim, respirando no ritmo adequado, é possível entrar mais rápido em coerência. A respiração deve ser feita durante o treinamento e não é precisando continuar respirando no mesmo ritmo durante o restante do dia para manter os benefícios: com o tempo o corpo aprende a se auto-regular sozinho!
Vejam abaixo a tela inicial do Cardioemotio:

Tela inicial do software para biofeedback cardiovascular Cardioemotion
Em momentos de relaxamento e prazer o nosso coração deveria ter um ritmo mais baixos (menor frequência cardíaca em repouso) e em momentos de reação, de intensidade ou de estresse esse ritmo deveria aumentar, pois todo corpo se mobiliza.  Na prática, um coração com baixa variabilidade está respondendo mais ou menos do mesmo modo nas diversas situações do dia a dia, seja no repouso ou na reação, ou seja, o corpo está mantendo o padrão de estresse e gastando energia mesmo quando ele poderia (e deveria) estar mais relaxado. Esse padrão fisiológico é geralmente acompanhado de pensamentos que “invadem” a nossa mente o tempo inteiro, esgotamento físico, desânimo, podendo  contribuir para manutenção de quadros mais preocupantes, em termos de saúde física e mental.
A variabilidade da frequência cardíaca está relacionada à boa adaptação do indivíduo ao ambiente e diversos artigos demonstram melhora cognitivas e emocionais em pessoas que treinam coerência cardiovascular por 20 min, 3x por semana (entre 10 e 20 sessões de treinamento).
O Cardioemotion foi desenvolvido pela empresa Neuropsicotronics http://www.cardioemotion.com.br e estamos desenvolvendo alguns trabalhos em parceria. Assim, ao adquirir o sistema, se você digitar o código 20123 você ganha 1h de supervisão sobre o uso do sistema comigo.
Para maiores informações, pode entrar em contato por email: julyneurop@gmail.com

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

cardioEmotion e biofeedback cardiovascular