Equilíbrio corpo e mente

“Enquanto fizermos as mesmas coisas, continuaremos obtendo os mesmos resultados”.

(autor desconhecido)

Hoje em dia já virou até jargão falar sobre o equilíbrio entre o corpo e a mente. Mas no dia a dia, algumas pessoas comentam que isso só é possível para os zen budistas que ficam meditando o dia todo. Na sociedade de hoje parece bem difícil manter a tranqüilidade e bem estar que a frase “equilíbrio corpo e mente” parece sugerir.

Quem tem essa opinião, tem seus motivos para tal: o estresse cotidiano, as cobranças pessoais, a necessidade de estar bem capacitado e atualizado, a busca por um bom emprego ou a manutenção do existente, tudo isso gera pressões e preocupações, afetando nosso bem estar, nosso humor e nossa paz.

No organismo humano existem dois sistemas autonômicos que regulam nossas funções vitais: um está relacionado ao estado de alerta e atenção (sistema simpático), e outro ao de repouso e digestão (sistema parassimpático). O primeiro passo para atingirmos o equilíbrio entre o corpo e a mente, e aliviarmos a tensão cotidiana, é restaurar o equilíbrio entre esses sistemas.

A ação do sistema de repouso e digestão deve ser predominante durante a maior parte do tempo. O sistema de alerta deveria ser acionado apenas quando algo requer nossa energia e atenção, sejam em situações de perigo ou de atenção concentrada. Porém, o que mais se observa hoje, é a ativação constante do sistema de alerta ou a não predominância do sistema de relaxamento. Quando isso acontece ficamos, no mínimo, estressado. Outros sintomas são: insônia – dificuldade para iniciar o sono, ou dormir rápido, mas acordar várias vezes durante a noite, dificuldade para acordar pela manhã ou não ter um sono restaurador – ansiedade, angustia, pensamento constante sobre tarefas a cumprir, coração e respiração acelerados, dentre outras.

Seguem então algumas dicas para melhorar seu balanço autonômico:

– Procure estabelecer horários para dormir;

– Tente dormir 8 horas por noite;

– Evite trabalhar em casa ou estabeleça um horário para finalizar suas atividades

– Evite tomar café ou bebidas estimulantes após as 18hs da noite;

– Beba água e coma frutas, verduras e grãos;

– Mexa seu corpo: Exercícios moderados, como caminhada, por 30 min, 3x por semana, além de contribuir para restauração do balanço autonômico, minimiza a chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e demências, como Alzheimer;

– Reserve 20min por dia para relaxar, pode ser antes de dormir. Nesse momento, tente aliviar a mente de pensamentos e preste atenção na sua respiração. Respire lentamente e expire o maior tempo que você conseguir. Tente expirar pelo dobro de tempo que você usou para inspirar;

– Sorria e sinta-se feliz. Esse é o maior segredo para encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente.

No próximo post, vou falar como técnicas de biofeedback e neurofeedback podem ajudar a alcançar esse equilíbrio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s