ProA

ProA: Sistema de Monitoramento Neuropsicológico Computadorizado

A ProA é uma bateria de monitoramento cognitivo computadorizada em formato jogo, desenvolvida especificamente para uso profissional. Esse sistema se configura como uma bateria de monitoramento neuropsicológico e seu uso e aplicação devem ser realizados por profissionais habilitados. Também pode ser utilizado por pesquisadores em diversas áreas, como educação, saúde e esportes.

A primeira versão desse sistema contempla 4 habilidades cognitivas: atenção seletiva, memória de trabalho, habilidade visuo-espacial e habilidade aritmética (imagens a seguir na mesma seqüência). A mensuração dessas habilidades no contexto dos jogos é visualmente agradável, rápida e interativa, o que torna o processo mais agradável para o seu cliente e mais viável para o profissional.

antecao logo novo memoria logo novo rotacao mental logo novo matemática logo novo

A ProA não é um teste psicológico e nem um indicador de personalidade. Não deve ser usado como instrumento diagnóstico e não substitui os testes psicológicos tradicionais. A ProA possibilita quantificar e analisar o desempenho de pessoas nesses quatro domínios e acompanhar suas variações ao longo do tempo. A bateria permite uma análise de diferentes processos cognitivos envolvidos com a realização de tarefas, aprendizagem e desempenho sob pressão. A função principal da bateria é ampliar o conhecimento do profissional a respeito dos processos cognitivos dos seus clientes por meio de um sistema válido e preciso, com uma interface amigável. O estudo de validação foi realizado com mais de 1200 pessoas, e obteve-se a normatização de todas as tarefas. Embora os procedimentos estatísticos de cálculos dos escores e normalizações sejam complexos, os relatórios de desempenho na ProA são intuitivos, com gráficos interativos que permite ao profissional uma análise compreensiva das funções cognitivas de cada cliente.

O que ProA me oferece?
Ao adquirir a licença de uso do sistema ProA, o profissional tem acesso ao sistema interno que permite:
– Cadastramento dos clientes;
– Bateria de tarefas ProA;
– Relatórios de desempenho de todos os clientes;
– Base de dados brutos;
– Manuais ProA completos, a saber: Manual prático, Manual de bases teóricas e tarefas ProA, Manual de interpretação do relatório ProA; documento de validação com a descrição das propriedades psicométricas da bateria ProA.

Em função de re-estruturação da empresa Sina-Psi, o software ProA – Bateria de Avaliação Computadorizada passará a ser gerenciado pelo Laboratório de Educação Cerebral da Universidade Federal de Santa Catarina (LEC-UFSC) e ficará hospedada no seguinte endereço: https://bioscada.com.br/proa

O LEC-UFSC, representado pelo prof. Dr. Emílio Takase, participou de todo o desenvolvimento e formação da base de dados do ProA e continuará os esforços para melhorias da bateria e para os avanços nas pesquisa que utilizam ProA.

Eu e toda a equipe Sina-Psi continuaremos participando do desenvolvimento do produto, porém a razão social Sina-Psi não estará mais atuante.

É com a sensação de dever cumprido que damos mais esse passo, que representa uma mudança e ao mesmo tempo um avanço em busca de aperfeiçoamento de toda a equipe.

A equipe Sina-Psi agradece a participação e confiança de todos os colegas, colaboradores e clientes.

Eu, July silveira Gomes, fico à disposição no email julyneurop@gmail.com para maiores esclarecimentos.

Caso queiram contactar o professor Emílio Takase paratratar de assuntos relacionados à bateria ProA, enviar email para takase@educacaocerebral.com.

Aproveito também a oportunidade para divulgar nosso artigo mais recente sobre validade preditiva do ProA para baixo sucesso escolar em matemática:

Using online cognitive tasks to predict mathematics low school achievement

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131513000948

4 comentários sobre “ProA

  1. Manoel Francisco Pereira

    Olá sou estudante de psicologia e mesmo antes de entrar para a faculdade, o funcionamento cerebral sempre me chamou a atenção, vejo que vocês tem um sistema de diagnostico, mas não vi nada de como se trata estas deficiências, gostaria de informações sobre como posso me habilitar a usar estas ferramentas, bem como também no como tratar as dificuldades.

    Manoel

    • Olá Manoel, tudo bem?
      Primeiramente gostaria de esclarecer que ProA não é um sistema diagnóstico. Ele é um sistema de jogos cognitivos que oferece um relatório do desempenho de quem o joga (tempo de resposta, número de acerto, número de erros, dentre outras). A principal finalidade desse sistema é monitorar alterações no desempenho. Profissionais de diferentes áreas podem usar ProA como uma ferramenta auxiliar na sua profissão, para entender melhor o perfil cognitivo de seus clientes/ pacientes, desenvolvendo melhores estratégias para trabalhar. Os dados relatados aqui são provenientes de pesquisas científicas que realizamos com nossos parceiros.
      Qual a universidade que você estuda? Em geral as faculdades de psicologia possuem uma formação generalista, em que você tem uma visão de diversas áreas. Sugiro que nas disciplinas optativas você busque aquelas relacionada com aspectos cognitivos, psicobiologia e neurociência. Dependendo do lugar você pode fazer matérias optativas em outros departamentos.
      Sou pesquisadora convidada do INEC (Inovações Neurotecnológicas para Educação Cerebral – http://www.educacaocerebral.com), um laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolvemos projetos e pesquisas nessa área. Se quiser pode me enviar um email para conversarmos melhor july@sina-psi.com. Mas se quiser conversar por aqui, acho super legal, pois essas contribuições podem ser importantes para outras pessoas também.
      Abraço

  2. Inez monfardini de Freitas

    Excelente espaço.
    Parabéns e sucesso!
    Inez Monfardini de Freitas
    Vitória/ES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s